31 março 2011

Geração Y

    Também Chamada de Geração Coca-Cola, esse termo Geração Y fez e tem feito muito barulho em discussões nas escolas, faculdades, empresas, famílias e religião. Mas, o que é está tão falada Geração Y? Onde está essa geração? O que ela tem de diferente das outras?
   Atomicamente falando, os representantes da presunçosa Geração Y são os Jovens que nasceram entre a década de 80 e 90, descolados, com capacidade de interagir com as novas tecnologias, totalmente aptos a realizar várias atividades simultâneas, preocupados com a realização pessoal em tudo que forem executar, tanto na vida pessoal quanto na profissional, jovens que cresceram em meio a uma revolução digital, com conceitos democráticos e o distanciamento daquela cultura familiar dos anos 60 e 70.


Uma geração que nasceu totalmente rodeada pelas máquinas que diferentemente das gerações passadas, não precisou aprender a dominar esses mecanismos ao longo do tempo. Novos meios de interação e ‘realidade virtual’ já estão inseridos nos conceitos da Geração Y: e-mail, MSN, Twitter, Celular, estão entre uma infinidade de possibilidades que o mercado oferece, revelando que o mundo desta geração gira mais rápido, tudo é imediato, não se faz mais uma só tarefa de cada vez, é preciso ser veloz e dominar várias.
   Seguir uma carreira, terminar uma faculdade, se manter em um emprego não é mais uma preocupação e uma prioridade, A geração do passado projetava muito o futuro, as ideologias políticas a esperança, tinha como lema “I have a Dream” (Eu tenho um sonho) do Martin Luther King, já essa geração é a do presente onde tem como o lema “Yes, We Can!” (Sim, Nós Podemos!) do Barack Obama. Por isto quando esta geração chega no segundo ano de faculdade ou está com 3 anos de trabalho em uma empresa e vê que o presente não está dando certo, ela não consegue projetar o futuro, ela prefere mudar agora do que se arrepender de fazer mais três anos de faculdade ou ficar mais dois, três anos em um emprego para ser promovido e não terem aquela realização pessoal imediata. Basicamente, está é, de fato, uma busca de significado para dar significado ao que está se realizando.
   A geração passada se projetava para viver 60, 70 anos, hoje os Y constroem seu plano de vida pensando em chegar até os 90, 100 anos, e chegar nesse patamar saudável e ativo, cheio de gás, alguns chegam a dizer que está é uma geração que nunca irá envelhecer, e que faz tudo que estiver ao alcance para se manter jovem, desde maquiagens a cirurgias plásticas, academias, etc. Já me deparei em várias situações em que não consegui diferenciar quem é mãe e quem é filha, frutos desta Geração. Um ponto em talvez negativo em prolongar essa expectativa de vida é que, vivendo mais esses jovens tendem a amadurecer mais tarde. Então, eles têm uma adolescência mais longa devido também ao fato de  que as crianças têm sido crianças cada vez em espaço de tempo menor, e posteriormente uma juventude mais longa ainda.
   Uma geração que recebeu muita coisa na mão, muitos presentes, muita mimação, baseado no fato de que os pais não tiveram essa ‘boa vida’ e assim desejaram dar o melhor para os seus filhos, pais que tiveram que sair para o mercado de trabalho, e muitos foram criados por escolas e babás. Com essa “facilidade” de ter tudo na mão, a maioria dos jovens vão se preocupar em construir toda sua base profissional e independência financeira dentro da casa dos pais, ele não precisará pagar aluguel, pagar as contas, fazer compras, e tudo o mais, sabe por quê? Porque é mais barato, Atômicos! Se esses indivíduos tivessem que sair de casa, solteiros, para pagar seu financiamento, pagar sua faculdade, dar conta de todas essas despesas cotidianas e necessárias para a sobrevivência eles teriam que abrir mão de toda uma base que eles têm para sair de casa já com tudo projetado, sua casa comprada, seu emprego estabelecido, formado e diplomado.
   Interessante que está geração é também uma geração flexível, que prioriza a ética, valores profissionais, preocupação com o meio ambiente.
   "A grande diferença em relação às juventudes de outras décadas é que, hoje, eles não abrem mão das rédeas da própria vida", diz Tânia Casado. "Eles estão customizando a própria existência, impondo seus valores e criando uma sociedade mais voltada para o ser humano, que é o que realmente importa no mundo."

 E você, a qual geração pertence?

Abraço!

4 comentários:

  1. olha, eu to nessa geração aí. mas, nunca tinha ouvido falar em 'y'. quando falou 'coca-cola', identifiquei. o/

    brinks. ótimo texto. acho que toda geração tem vícios e virtudes. o que vale é buscar aprimorar as virtudes e atenuar os vícios.

    ResponderExcluir
  2. ah, e claro que aquela música do legião não podia faltar:
    "somos os filhos da revolução
    somos burgueses sem religião
    somos o futuro da nação
    geração coca-cola"

    ResponderExcluir
  3. haha também estou incluso nessa geração. Já que falou em música, Vale também lembrar a música do Engenheiros do Havaii - Terra de Gigantes:

    "Hey mãe!
    Tenho uns amigos tocando comigo
    Eles são legais, além do mais,
    Não querem nem saber
    Que agora, lá fora,
    O mundo todo é uma ilha
    A milhas e milhas e milhas de qualquer lugar

    Nessa terra de gigantes
    Que trocam vidas por diamantes
    A juventude é uma banda
    Numa propaganda de refrigerantes"

    ResponderExcluir
  4. É isso aê Matt... Somos da Geração Next!!!
    Já estamos beirando a Geração Z, viu???
    Vamos ver o que a gente pode fazer..

    ResponderExcluir