06 abril 2011

Duplipensamento 1984 #02 – TeleTela Atual

 O Partido governa em regime socialista totalitário. Todos são vigiados a todo o momento, através de câmeras (chamadas de telatela, que também servem para anúncios do Partido) que são instaladas nas ruas, no trabalho e, até mesmo, dentro das casas. Não é permitida nenhuma expressão de sua individualidade, aliás, não existe o individuo, existe apenas o Partido e todos trabalham para servir os ideais do Partido. Esse controle também se dá pelo novo idioma que está sendo aperfeiçoado chamado Novilíngua. Esse idioma tem como objetivo reduzir ao máximo o vocabulário e exterminar qualquer possibilidade de expressão individual que possa ser contrária aos interesses do Partido.

-

Trazendo esse contexto para a nossa realidade podemos observar que as “TeleTelas” estão mais que presentes no nosso cotidiano. No Universo de 1984 as pessoas tinham suas vidas vigiadas e invadidas pelo Partido, tal governo que através das TeleTelas passavam anúncios falsos sobre o “progresso” da nação entre outras benfeitorias, forçando as pessoas a acreditarem, ou aceitarem tudo que se era passado como verdade (vemos isto hoje também! Sabe onde? Nos E-mails em PowerPoint! As pessoas recebem aquelas mensagens sobre determinado assunto com noticias e pensamentos firmes e decididos sem o menor embasamento e acreditam fielmente naquilo) enquanto viviam em condição subumanas e não tinham direitos básicos de vivência. Hoje as TeleTelas estão presentes em todos os lugares, mas de uma forma mais sutil e superficial. A Internet tem sido a grande TeleTela do Séc XX!, As pessoas têm TeleTela em casa, no trabalho, no bolso. Através da Internet elas expõem seus pensamentos, dizem ao mundo com quem elas estão o que elas irão fazer, quando elas irão fazer... A divulgação de informações pessoais de uma forma explicita é natural nas redes sociais espalhadas pelo mundo, permitindo assim que você seja vigiado a todo o momento por seus amigos, familiares, vizinhos, etc.
           
O ‘lado bom’ dessa TeleTela Atual é que a expressão individual tomou o lugar das mídias voltadas somente ao interesse dos “Poderosos” , a força que as redes sociais tem mostrado nos últimos anos é totalmente relevante. A informação não é mais tão manipulada como antes, ela tem um aspecto mais global e veloz. As pessoas deixaram de ser Interlocutores e passaram a ser Locutores, ganharam poder, elas têm autonomia agora para poder mostrar ao mundo a realidade de seu universo. O Controle de Pensamento por meio das principais mídias manipuladoras ainda tem o seu efeito, mas não sobre aqueles que conseguem Pensar!



Duplipensamento 1984 #01 - BigBrother

2 comentários:

  1. é tenso. e o lance dos emails .ppt pura verdade!

    ResponderExcluir
  2. seu blog morreu?

    p.s: tira essa confirmação de palavras. muito chato. - -'

    ResponderExcluir