29 março 2011

Duplipensamentos 1984 #01 - BigBrother

Um futuro marcado pelo totalitarismo, pela opressão e pela extinção da individualidade. Este é um livro que deveria ser apreciado por todos e discutido abertamente nas escolas, uma vez que trás consigo um contexto histórico riquíssimo e cabem diversas discussões e reflexões e revela as formas de dominação e manipulação no mundo atualmente. Nesse Primeiro Post sobre Duplipensamentos 1984 abordaremos uma parte do universo que deu origem ao Big Brother.




Duplipensar?  Duplopensar?  

Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força.

“Duplipensar" é um dos componentes da obra-prima de George Orwell, o livro 1984.

Para acreditar nessas diretrizes do Partido é preciso duplipensar. Cada um destes lemas pode ser usado em sentido oposto, dependendo do seu uso. A invenção do termo duplipensar é uma crítica ao tratamento da mídia e governos à realidade. Ele está presente em todos os lugares na vida real também. 

   Nesta obra, escrita em 1948 e publicada no ano seguinte, Orwell compõe uma distopia futurista onde os cidadãos são vigiados todo o tempo pelas teletelas (aparelhos que transmitem e captam voz e imagem) sob a liderança do Grande Irmão. Em todos os lares dos integrantes do Partido, cafeterias, indústrias e praças as teletelas transmitiam a ideologia do Partido, mais do que isso, elas captavam todos os movimentos de seus filiados. O Grande Irmão zela por ti, repetiam as teletelas seus feitos e conquistas. Está explicado porque o programa se chama Big Brother. O nome Big Brother, de fato, é inspirado no livro 1984, de George Orwell porque lá todos estão inseridos em um mundo em que há câmeras em toda parte, e um “presidente" que é denominado de Big Brother (O Grande Irmão é amado por todos) que vê todas as casas de todas as pessoas, o tempo todo. (uma referência a Deus talvez).
   Na verdade, o livro era uma terrível crítica às ditaduras comunistas. Nesse mundo, é proibido o Sexo sem objetivo de procriação, só se pode amar ao grande líder, o Big Brother. Há exércitos de fanáticos pelo líder, dispostos a morrer por ele, que ajudam a vigiar todos e denunciam os que demonstram ter amigos ou se sentimentos afetivos.
Mas, não existe nenhum jogo no Romance de Orwell, o jogo Big Brother, de fato, foi inspirado num livro chamado The Devil's Game. 10 pessoas são levadas para uma ilha, e passam por provas. O vencedor leva o prêmio.
    O nome Big Brother e as câmeras de vigilância foram tirados do 1984; mas o jogo em si foi copiado do The Devil's Game.



1984 ainda tem muito à se comparar com o nosso cotidiano.

3 comentários:

  1. eu sempre ouço falar muito desse livro. um dia, pretendo lê-lo. (:

    gostei da sua forma de escrever, hein. beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olha só Matheus Lima! 'gostei da sua forma de escrever' vinda de uma jornalista (formada e com diploma) é mais que uma honra. haha thanks, Ju!

    ResponderExcluir
  3. Na realidade, o livro não é uma crítica às "ditaduras comunistas", mas aos Estados Totalitários. Lembre-se que o livro foi escrito logo após o término da Segunda Grande Guerra, onde o principal personagem foi Hitler, que não era comunista.
    O próprio George Orwell se dizia socialista e afirmou que o livro não era uma crítica a nenhum governo específico.
    Abraços!

    ResponderExcluir